sábado, 5 de fevereiro de 2011

Voce se relaciona com Cristo?


QUE TIPO DE RELAçAO VOCE TEM
COM JESUS?
(Joao. 12:1-11)

Introduçao: Dizem que um bom relacionamento acontece quando “uma alma è capaz de perceber a outra” ( dito oriental). Todo relacionamento com Jesus esta intimamente ligado a percepçao de Sua Presença. Qualquer relaçao com alguem que nao perceba a presença do outro a que se prentende relacionar, serà um atividade mecanica movida pelos motivos mais diferentes. Por isso, que para Jesus o mais importante nao era sempre o que se oferecia a Ele, mas a percepçao de quem Ele era!

Nosso texto: Na historia de Joao 12:1-11, muito mais que a historia da mulher que verteu um balsamo sobre Jesus, està a evidencia das mais variadas formas a que nos reportamos a Jesus no processo da vida crista. Nesse jantar, oferecido a Jesus em Betania, ( possivelmente na casa de Simao), è recheado de evidencias de modos variados em que as pessoas entendem suas relacoes com o Mestre. Vejamos os exemplos:

1- Aqueles que se relacionam pelo mecanismo dos serviços prestados.
Isso è muito evidente, pela maneira como se relaciona Marta com aquilo que se oferece a Jesus. Marta se envolve com os aspectos da logistica, das estruturas, das imagens, da cenografia que envolve a relaçao com Cristo. A preocupaçao principal è estetica. Relacionamentos sempre voltados pelas dedicaçoes externas, estabelece uma conexao de impressoes! Nesse sentido, o relacionamento serà para Cristo perceber. Nao se percebe Jesus, ao contrario, o alvo è que Cristo perceba.

2-Aqueles que se relacionam pelo mecanismo da hospitalidade formal.

Notem que Simao è , talvez, aquele que recepciona a todos. Segundo alguns, foi inclusive na casa dele, que esse jantar aconteceu. Esse è o tipo de relacionamento de hospitalidade. Jesus è um bom homem, uma pessoa de bem, alguem digno de se oferecer alguma coisa mas nao passa de um hospitalidade formal. Hà pessoas que suas relacoes com Cristo nao vao alem de suas reaçoes positivas ao Evangelho. Concordam, entendem, acham que è o melhor, mas nao ultrapassam o limite da consciencia da Verdade.

3- Aqueles que se relacionam pelo mecanismo da Oraçao.

È interessante perceber, que Jesus esta sentado na mesa conversando com Lazaro. Ora, esse tinha sido ressucitado. Talves fosse dele que se esperava uma atitude quebran-ta-da como de Maria. Mas sua relacao com Jesus è uma conversa, è uma oraçao pessoal. Nao que isso nao tenha altissimo valor, porem sabemos que nem sempre nossas oraçoes tem Cristo como objetivo. Muitos em suas oraçoes tem a si mesmo como objetivo central. Esses se relacionam com Cristo, mas ainda nao se relacionam no nivel de Maria.

4- Aqueles que se relacionam pela camuflagem cinica.

Bom, basta que se perceba a postura de Juda Iscariotes. Ele esta com Jesus, conhece-O de andar com Ele, sabe o que Ele gosta, Suas Palavras, etc. Mas sua reaçao diante do derramar do balsamo, revela que suas motivaçoes estao ligadas aos rendimentos dessa relaçao. Jesus simplesmente è desconsiderado pelo cinismo vestido de consciencia social em relaçao ao dinheiro com o qual Judas tem uma relaçao de escravidao pessoal. O cinismo è um vicio daqueles que procuram se esconder nas aparatos da religiao e das boas obras.

A relaçao de Maria com Jesus

Penso que Maria è a maior evidencia de relacionamento genuino com Cristo capaz de produzir resultados inquietantes:

1- Maria se relaciona pelo instrumento do valor de Cristo.

A oferta do nardo puro e carissimo, demonstra que a compreensao de valor esta correta. É o melhor que se oferece para o Maior que se esta diante. É a oferta da alma, que vai alem do jantar e atinge bens mais pessoais e particulares. O nardo derramado, è alma que ja estava diante do Senhor!

2- Maria se relaciona pelo instrumento da fè que se rende!
Nao se cre de fato em Cristo, atè que se esteja disposto a derramar tudo aquilo que esta contido dentro do vidro de nardo de nossa existencia. A fè de Maria nao suporta guardar qualquer coisa de valor alem de Cristo. Aquilo que pensamos de ter valor, è simplesmente lançado em oferta a Ele!

3- Maria se relaciona pelo instrumento da Redençao.

Jesus diz que ela fez aquilo para ungir o corpo para a sepultura. Maria nesse ato, estava reconhecendo a Morte do Senhor! Sabia que Aquele homem no jantar nao era apenas uma pessoa digna de um momento especial, pois estava ali Aquele que morreria pela humanidade. Qualquer relacionamento com Cristo que nao tem a redençao como principio ativo, nao sera uma relaçao verdadeira!



Pr Miqueias Vizoto
Vicenza
Fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário