quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CHAMADOS PARA CONVIVER COM DEUS


Eu vou vos preparar lugar......
(Joao 14.1-14)


Introduçao.

O plano eterno de Deus sempre se relacionou com a “reconciliaçao” do homem numa comunhao eterna e espiritual. Paulo diz que Deus estava “em Cristo” reconciliando consigo todas as coisas. A propria declaraçao de Jesus sobre as “muitas moradas” vai além de questoes fisicas, mas se volta para essa convivencia eterna que foi quebrada pelo pecado. Nesse sentido, a vocaçao do Evangelho è um chamado aos homens para que sejam participantes novamente da familia de Deus atraves de Cristo.

Contexto:Jesus, profundamente convicto de sua missao reconciliadora, inicia um discurso de “despedida necessaria”. Procurando consolar os discipulos com a verdade de sua missao, que nunca foi ocultada, mas que devido a lentidao deles, ainda nao tinham compreendido. O alvo do Mestre é mostrar com seria o desdobramento daqueles tres anos de caminhada. Onde tudo aquilo terminaria. Seria na cruz de forma tragica? Toda os ensinos, principios, expectativas seria dissipadado com a realidade de Sua partida? Afinal, Jesus iria abandona-los? É diante desses questionamentos que Jesus explica aos seus amados alunos, o caminho da convivencia com Deus e que tudo faz parte do plano eterno.

O Objetivo: Mostrar que sua ausencia era tao necessaria para o instrumento da fè, como sua presença fisica nutria as aspiracoes politicas e sociais que eles alimentaram durante aquele periodo. E que a partida de Jesus nao estava demolindo suas expectativas, mas seria muito mais do que isso, seria um redimensionar aos limites da eternidade esse Reino que fora tao veementemente pregado.

A crise dos Discipulos: Tomé- qualquer apoio meramente racional aos fatos da fè, serà impossivel do Evagelho se instalar no coraçao humano. Filipe -a incredulidade pode se manifestar do mais irracional possivel, por uma suposta espiritualidade mistica, desprovida de qualquer fè. Interessante que como discipulos de Cristo, oscilamos entre uma incredulidade racionalista e uma incredulidade espiritualista!! Quando nao desejamos a logica dos fatos biblicos, esperamos qualquer tipo de manifestaçao metafisica, deixando de perceber aquilo que è essencial em Cristo, isto è, Deus-Homem.

Principios importantes para se conviver com Deus:

1- A ausencia fisica de Jesus è imprescindivel para o Projeto do Reino que tem a fè como elemento de chamamento. (Jo.14:1-4)
Como a ausencia do Mestre seria algo tragico para os projetos pessoais daqueles homens! A simples declaracao de uma “partida”, trouxe consigo uma carga de pensamentos frustrantes, ideias sobrecarregados de decepçao e um gosto amargo de que nada valeu a pena naqueles tres anos de caminhada. Contudo, as palavras de Jesus sao poderosas; Ele afirma que Sua ausencia fisica è tao essencial para o desenrolar do Plano Eterno como Sua presença era para a segurança daqueles alunos. O motivo è fascinante, ou seja, a ausencia do Mestre estabeleceria a Fè como instrumento de aproximaçao e convivencia com o Pai! A ideia de preparar uma “morada” vai alem de conceito fisicos e ou geograficos, mas tem a haver com o restabelecer da convivencia eterna que fora interrompida no Eden! E que teria na Fè, o passaporte para a entrada!! Sendo assim, a partida de Jesus apenas tornaria possivel aquilo que era o anseio dos proprios discipulos, ou seja, a vida no Reino de Cristo! Nada è mais exigente a fè do que a ausencia de Jesus. Os primeiros crentes do Antigo Testamento, andaram por fè, porque esperavam a concretizaçao da bendita promessa do Cordeiro de Deus! A igreja vive e caminha nos passos da fè atè a apariçao gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo!

2- Que a ausencia de Jesus, antes de ser uma separaçao, seria uma uniao definitiva e eterna! (14:5-7)

Quando o Mestre diz que “ o lugar pra onde vou, voces sabem o caminho”, nao estava exigindo nada alem daquilo que eles ja sabiam; que o Plano Maior se concretizava na reconciliaçao definitiva de todas as coisas, e que Ele permaneceria tao proximo dos discipulos atraves daquilo que è a triade do Evangelho: Caminho, Verdade e Vida. Sua resposta a Tomè visa suprir toda a logica existencial inserida do questionamento desse discipulo. Por Caminho, Jesus esta dizendo: Voce estarao comigo, se permitir que Eu seja a sentido das geografias pessoais de suas vidas. Voces encontrarao Deus, se permtir que Deus vos encontre! Em outras palavras, “se voces escolherem a Mim como caminho para seguir nas vossas escolhas, entao estarao habitando na casa do Pai! E ainda, por Verdade, Jesus estabelece que essa convivencia seria preservada pela manutençao de uma psicologia pessoal voltada para aquilo que Ele ensinou como mandamento do Pai. A menos que Jesus se torne a Verdade para os anseios da alma, que diariamente clama pelo sentido da existencia, cada discipulo se manteria longe da convivencia com o Eterno. E por Vida, (Ele) estabelece que o resultado desse direcao tomada em direçao a Ele, a decisao de fazer dEle a Verdade para os questionamentos da existencia humana, naturalmente encontrariam a Vida ( zoe) de Deus pulsando dentro do espirito humano. Uma vida que ultrapassa os anseios biologicos, psiquicos do ser, mas que vai para as dimensoes da eternidade, atingindo uma convivencia perpetua com Deus!

3- Que qualquer um que visualiza Nele a Comunhao do Pai, compreendeu a Mensagem do Evangelho! (14:8-11)
Como ja disse, a incredulidade de Filipe se manifesta de modo diferente à de Tomé. Enquanto esse exige explicaçoes logicas, aquele espera manifestacoes sobrenaturais! Mas a resposta de Jesus a Felipe revela algo surpreendente: que a revelaçao do Evangelho acontece do reconhecimento da Divindade presente nas Obras e Palavras de Jesus Cristo. Aquele que consegue discernir o “Deus conosco” atraves do simples homem de Nazarè, entendeu a fè! Jesus afirma que Suas Palavras è Deus ensinando os homens! Nao como principios, mas com Propria Vida do Filho! O mundo fantastico do Evangelho è a graça de discernir o Deus presente, falando, se comportando, ensinando a humanidade na Encarnaçao do Verbo! A fè salvadora acontece quando nossa compreensao salta da visao meramente historica do Cristo, para reveleçao do Deus Encarnado e vivendo entre nos cheio de graça e de verdade! Foi essa a declaraçao de Pedro “ Tu és o Cristo de Deus!” ( Mat.16:18 ss), que por intervençao do Espirito Santo transportou a compreensao do nivel humano-historico, para o Eterno-Divino! Sendo assim, quando Jesus ensinava, era Deus ensinando-nos, quando curava, era Deus curando! Todo Seu comportamento era Deus se comportando entre nos!

4- Que a Convivencia com Deus seria estabelecida ja nesse tempo, e seria desfrutado pelo mecanismo sobrenatural da Oraçao.(14:12-14)

Realmente é algo fantastico a segurança que Jesus comunica aos seus alunos! Ele consegue faze-los compreender que sua partida nao separava, mas unia! Que agora, os discipulos nao teriam apenas Ele por perto, mas existiriam numa dimensao de comunhao tao intensa e profunda que viveriam inseridos na convivencia com o Pai, assim como Ele, Jesus, viveu seus dias na terra. E que a Oraçao seria o caminho mais rapido e seguro para manutençao daquele processo que se iniciou na Galileia. Ele diz: “aquilo que voces pedirem em meu Nome, serà feito para que o Pai seja glorificado no Filho”. Nesse sentido, todas as vezes que oramos, nossas oraçoes sao mecanismo de glorificaçao do Pai atraves do filho, que nos preparou esse “lugar” de convivencia com o Pai. O Filho nos trouxe para a Familia de Deus! O Mestre, entao esta nos ensinando que quando oramos, adentramos em fè e confiança na Presença de Deus, e podemos orar com confiança que no Nome de Jesus serà feito, pois è assim que o Pai è glorificado por meio do Filho. Deus gosta que oramos! Jesus è honrado e o Pai glorificado quando pelo Espirito Santo, nos dirigimos a Ele! Talves seja por isso que o diabo procura impedir as pessoas de orar. Pois ele sabe que a oraçao nos transporta pra dimensao da existencia de Deus, e Deus agi na nossa dimensao humana!!! Nesse sentido, nos basta apenas orar ( falar) com o Pai, no Nome de Jesus, e Pai nos responde, porque assim o Filho nos preparou o lugar e o direito de faze-lo!


Pastor Miqueias E. Vizoto
Vicenza-Italia
Agosto 2011

domingo, 7 de agosto de 2011

Entardecer da Alma

Entardecer da Alma

1Alguém afirmou: “É bem mais fácil recebermos um sorriso, quando sorrimos para alguém.” O maior problema das pessoas na atualidade, é ver a vida como um fardo imposto por Deus. Há aqueles que não conseguem ouvir os cânticos dos pássaros, o barulho das crianças brincando no quintal, o brilho do sol retocando a beleza da natureza criada. Suas vidas estão reduzidas a um negativismo, letargia e profunda tristeza, e tudo que percebem, é apenas um crepúsculo cinzento. É como se vissem o a vida através de uma televisão preto e branco. Basta ouvir suas palavras e logo notar-se-á um amargor, uma crítica e até mesmo uma revolta contra Deus. Mas, então, o que fazer? Como dar um toque colorido à vida? Como contribuir para que o dia se torne mais belo e interessante ou prazeroso? Creio que tudo se resume em uma única palavra: ALEGRIA!. Essa é a mola propulsora para buscar a excelência de uma dia de vida. Nosso problema é que ou nos prendemos ao passado em suas dores e traumas, ou então, vivemos a ansiedade de um futuro desconhecido e incerto, e pior, o presente, que é o que realmente importa, passa despercebido! A alegria é essencial para uma vida saudável. É o dispositivo divino para nos levar à apreciação de nossa própria existência e do ambiente em que vivemos! Basta um sorriso, e a vida tomará novo sentido. Apenas um sorriso! Justamente porque quando você sorri pra vida de Deus, o Deus da Vida, sorri pra você!! Experimente colocar uma pitada de alegria em seu casamento, ou em seu dia de trabalho, ou em seus momentos de relacionamento com as pessoas. Você irá perceber a vida mais bela do que imagina. A Bíblia Sagrada afirma: “ o coração alegre, aformoseia o rosto” mas a tristeza faz secar os ossos!! Guarde isso: “Um sorriso nada custa mas cria muitas coisas. Enriquece os que recebem sem diminuir as riquezas dos que dão. Não pode ser comprado, mendigado ou roubado, porque não é um bem terreno de ninguém, até que seja doado. Ninguém necessita mais de um sorriso, como aquele que não o tem para dar” . Comece a realçar sua vida com a alegria, manifestada através de um simples SORRIR!! Ore: “restitui-me a alegria da tua salvação” (Salmos 51:12). Os grandes vencedores da vida sempre foram pessoas determinadas e alegres!!! Descubra o poder dessa verdade!

Pr. Miquéias E. Vizoto
Igreja Avivamento Bíblico